Mais de 55 anos de história
Há 55 anos a Manole evolui à frente das tecnologias. Começou como livraria antes de publicar os primeiros livros na área da medicina, mas já naquela época atuava de forma inovadora. O livro alcançava o médico no local de trabalho e isto poderia ser nos confins, no interior, em lugares que não havia sequer livrarias, bibliotecas, universidades ou até mesmo os correios naquele início dos anos de 1960.
A ideia de publicar o primeiro livro surgiu sem um respaldo financeiro, mas novamente usando a criatividade, característica que até hoje é um dos pilares da gestão da Manole, o fundador conclamou o público de médicos interessados na obra, que adquirindo com antecedência e acreditando no projeto, ajudou a viabilizar o nascimento da Editora Manole. Já se vão 50 anos publicando livros não somente na área da saúde, desde as traduções até os anos 2000 e depois mais fortemente autores nacionais com quem temos o orgulho de manter um profundo respeito e relacionamento, mas todas as áreas do conhecimento que complementam a formação do ser humano.
Fundador
1960
O Fundador Sr. Dinu Manole, então com 29 anos e recém-chegado da Romênia, trabalha para a Enciclopédia Britânica como vendedor.
1967
Começa a trabalhar por conta própria, comprando e vendendo livros no interior de São Paulo. Passa a importar livros de medicina.
1969
Nasce a Livraria Manole/Gráfica, no centro de São Paulo, em um espaço comercial de 200 metros quadrados na Avenida 13 de Maio. A produção se compõe essencialmente de livros técnico-científicos e profissionalizantes na área médica, preenchendo uma lacuna, pois ninguém publicava livros de Medicina em português.
1981
A empresa passa a se chamar EDITORA MANOLE.
1986
A empresa passa a operar em sede própria e em novo endereço no centro de São Paulo: muda-se para um espaço de 1.100 metros quadrados, na Rua Conselheiro Ramalho.
1991/92
Até então conhecida somente na área da Saúde, começa a publicar também livros de interesse geral com alta qualidade, impressos fora do país.
1993
Amarylis Manole, filha caçula do fundador, ingressa na empresa.
1994 a 1999
A Manole publica livros licenciados da Disney, mais de 100 títulos, e também licenciados dos Flintstones e dos Jetsons, gerando ampla visibilidade para a empresa.
1995
O editorial começa a crescer. No final dos anos 1990, a Manole já possuía dois depósitos, um próprio e outro alugado, mas precisava de uma infraestrutura maior.
1996
Para formar um novo departamento editorial, a Manole dá início a um programa de seleção de estagiários. Nesse mesmo ano, ganha o prêmio de melhor editora da América Latina.
2000
Daniela Manole, também filha do fundador, passa a trabalhar na empresa junto a Amarylis. A editora realiza nova mudança de endereço e passa agora a atuar no bairro do Tamboré, em Barueri. Antes com foco em obras traduzidas, a editora agora passa a priorizar a produção nacional e realiza novos avanços na gestão de processos e em toda a sua atuação.
2003
Nasce o selo Minha Editora. A Manole começa a investir em livros de Direito e desenvolve também grandes projetos em parceria com faculdades de Medicina, livros profissionais em Pediatria, Ortopedia e Oftalmologia.
2006
Amarylis Manole assume a direção da empresa.
2009
Nasce a Universidade Manole, uma plataforma online com aulas da Associação Médica Brasileira (AMB) para o livro "Atualização em Emergências". Criação do selo editorial Amarylis, voltado para projetos literários.
2011
A Manole oferece o primeiro curso com transmissão ao vivo, “Direito Processual”, com o Prof. Antonio Claudio da Costa Machado.
2012
Manole Educação oferece os primeiros grandes cursos presenciais e online, com aproximadamente 1.600 inscritos.
2013
Novas turmas da Manole Educação, ampliação do catálogo de cursos oferecidos, aprimoramento da plataforma, crescimento da equipe, início do oferecimento de soluções personalizadas para sociedades e outros clientes. Celebra-se também 10 anos do selo Minha Editora.
2014
Aniversário de 45 anos da Editora Manole. Mais de 1.100 títulos no portfólio de pronta entrega.